Como estão as suas emoções?

As emoções são indispensáveis na vida de qualquer pessoa e favorecem a convivência, a interação, a ação e dizem muito sobre o que somos e pensamos. Conhecer o que você sente e como seu organismo reage é fundamental para aprender a conviver melhor com esse turbilhão de emoções que nos invade a todo instante.


Quando falamos de emoções nos conectamos com um tema muito discutido na atualidade que é a “inteligência emocional” que pode ser entendida como a capacidade de gerenciar as minhas emoções e de entender as emoções do outro através de um mecanismo chamado de empatia. Desenvolver essa habilidade é fundamental para quem deseja controlar emoções positivas e negativas em momentos decisivos: ela pode determinar, na prática, a nossa chance de ter sucesso em diferentes aspectos pessoais e profissionais.


Vale lembrar que a vida oferece desafios, pressões, frustrações, desencontros e, portanto, estar pronto para lidar com tudo isso requer controle e superação. No contexto profissional, de modo bem particular, essa capacidade tem sido muito valorizada pelas empresas, visto que o profissional consegue reagir com resiliência, se automotivar e incentivar os outros, mesmo diante de adversidades.


Saber lidar com as emoções e controlar os sentimentos mediante situações difíceis é fundamental para a boa convivência com outras pessoas e para o alcance de resultados, além de tornar o ambiente de trabalho mais saudável e tranquilo.


por Cassia Irias - psicóloga comportamental, consultora organizacional e coach, além de parceira do SETCESP para cursos presenciais e online e, também, atendimentos de psicoterapia.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O movimento Vez & Voz é uma iniciativa do SETCESP - Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região.

A reprodução de conteúdos é permitida desde que citada a fonte.