top of page

Adeus, terninho preto: como as cores influenciam sua imagem profissional

Aos poucos, as cores estão tomando conta do guarda-roupa corporativo feminino; saiba como incluir cada uma delas em seu dress code


Mulheres estão abandonando os neutros, que são tradicionalmente associadas às vestimentas masculinas, como marinho, preto e cinza


O movimento dopamine dress – que prega que usar roupas coloridas deixa você (e outras pessoas) mais feliz – esteve presente nas passarelas da Semana de Moda de Nova York desta semana. Estilistas como Ulla Johnson, Helmut Lang e Sergio Hudson colocaram uma explosão de cores na passarela.


Aos poucos, as cores também estão chegando com mais força ao guarda-roupa no corporativo, à medida que mulheres abandonam os neutros, que são tradicionalmente associadas às vestimentas masculinas, como marinho, preto e cinza, e passam a usar tons vivos e fortes. “Isso não afeta apenas a forma como as mulheres se sentem em relação a si mesmas, mas também a forma como são percebidas pelos outros”, diz o stylist norte-americano George Brescia.


Vermelho

Os especialistas da Pantone lançam, todos os anos, a cor do ano. A vencedora de 2023 foi Viva Magenta, que a empresa descreve como destemida, alegre e otimista. Quem não gostaria de se sentir assim ao subir em um palco para uma palestra?


Se você estiver no palco ou na frente a uma reunião via Zoom, o objetivo não é se misturar, mas ser vista, aparecer quando você toma a palavra. E isso fica ainda mais importante se você estiver em um palco ou em uma reunião com um grupo de homens de terno marinho.


“Durante muitos anos, as mulheres no local de trabalho vestiram-se para não se sobressaírem. E isso muitas vezes significava refletir o clássico traje conservador dos seus homólogos masculinos”, diz Deirdre Quinn. O cofundador e CEO da marca de roupas Lafayette 148 diz que, hoje em dia, cada vez mais mulheres aproveitam a sua feminilidade como poder e usam a cor para se destacarem. “A cor marca, chama a atenção. E mulheres poderosas estão enviando exatamente essa mensagem ao escolher a cor, desde aparições públicas e eventos até o retorno ao escritório.”


Rosa

O rosa é o segundo colocado, pois é uma cor versátil. Há um tom de rosa que fica bem para cada cor de pele e de cabelo. A justaposição de uma cor ousada e de uma silhueta poderosa envia a mensagem de que você está confortável com quem é e está pronta para sentar-se à mesa.


Ou, se rosa brilhante não é sua praia, Brescia sugere usar um rosa mais claro. “Entre em uma sala de reuniões com um vestido rosa claro e todos prestarão atenção em você!”


Amarelo

Também sou fã do amarelo para mulheres, seja qual for o tom de pele. Semelhante ao rosa, o amarelo pode ser usado em tons que vão do manteiga suave ao neon brilhante e pode combinar bem com preto, marinho ou outros tons neutros. Essa cor transmite brilho, energia e calor. Usar amarelo pode influenciar seu bom humor, assim como o das pessoas ao seu redor.


Neutros

Os neutros, como o creme, o branco e o bege, também são cores. Você pode misturar diferentes tons neutros ou ficar elegante da cabeça aos pés em um visual monocromático.


Brescia diz que os neutros – como areia, creme e cinza – são calmantes e podem realmente atrair as pessoas até você. Esses tons iluminam a pele e os olhos e ficam melhor na frente da câmera.


Preto

A maioria das mulheres usa preto com frequência porque é fácil (e, segundo nos disseram, emagrece). O problema é que “quando você veste preto todos os dias, você está dizendo ao mundo: ‘Quero esconder meu corpo’”, diz Bernay.


Então, a solução é moderação. Quando usado de vez em quando, o preto tem lugar no guarda-roupa de toda mulher. “Peças fundamentais, como o vestidinho preto, podem servir de âncora para quase qualquer look”, conta a Stacey Mayesh.


Para usar o preto de maneira “eficaz” e se sobressair, escolha um visual monocromático e deixe que os acessórios e corte de cabelo sobressaiam. E Brescia sugere que a maneira de deixar o preto “chique e fabuloso” é misturar texturas como seda, linho e couro.


Por onde começar

Para quem sempre fugiu das cores, a transição para um guarda-roupa mais colorido pode levar tempo. Bernay sugere usar preto da cabeça aos pés por um dia. Faça anotações mentais sobre como sua roupa faz você se sentir, especialmente quando comparada a outras mulheres ao seu redor vestindo cores.


Além disso, escolha uma cor que esteja fora da sua zona de conforto, mas que você goste, e comece a combiná-la com peças seguras, como uma calça preta familiar ou um jeans confortável. Esta pequena mudança ajudará a facilitar a transição para looks coloridos.


É fácil generalizar sobre as cores e seus efeitos associados sobre o humor e a confiança, mas na verdade tudo se resume a associações pessoais. Use qualquer cor que faça você se sentir melhor. Porque quando você está feliz, você exala a confiança necessária para conquistar o respeito que merece.


Fonte: Forbes

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page