top of page

26 de agosto: Dia Internacional da Igualdade Feminina

Data marca a luta por direitos, espaços e pela equidade de gênero



É celebrado nesta quinta-feira, 26 de agosto, o Dia Internacional da Igualdade Feminina. A data é uma homenagem à aprovação da 19ª Emenda americana, que permitiu o voto às mulheres dos EUA. Isso aconteceu no ano de 1973.


No Brasil, as mulheres conquistaram o direito ao voto em 1932, primeiro limitado às mulheres casadas e com renda própria, dois anos mais tarde foram eliminadas essas restrições, e em 1946, o voto feminino passou a ser obrigatório.


Atualmente, são várias iniciativas que existem no País e em outros lugares do mundo que procuram promover a igualdade entre mulheres e homens. Uma delas é o Vez & Voz que valoriza as mulheres que trabalham no setor de transporte rodoviário de cargas.


“Acredito que esta data serve para lembrarmos que muitas mulheres já lutaram para ter direitos iguais em nossa sociedade e jamais devemos esquecer estes avanços, ao contrário, nosso papel é justamente buscar aprimorar estas conquistas e transformá-las em ações efetivas, para que as mulheres possam ocupar o espaço e as funções que desejarem e que estiverem aptas para tal, e sejam, reconhecidas e remuneradas exatamente da mesma forma que os homens”, destacou Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e idealizadora do movimento.


Aliás um dos âmbitos em que há maiores desigualdades de gênero, é o mercado de trabalho, o que ainda reflete a tardia inserção feminina. No Brasil, há menos de 60 anos as mulheres conquistaram o pleno direito, perante as leis brasileiras, de exercer uma profissão.


Segundo uma pesquisa realizada pelo IPTC (Instituto Paulista do Transporte de Carga), em 2020, ouvindo apenas as mulheres do setor, apenas 12% das entrevistadas afirmam ter uma figura feminina como liderança executiva (diretoria/presidência), ao passo que 66% delas tem a percepção que existem mais colaboradores homens nas empresas em que trabalham.


Desde então, o SETCESP vem trabalhando intensamente na busca pela equidade através do Vez e Voz que também fomenta o crescimento profissional das mulheres dentro do próprio setor e vem atraindo organizações para apoio ao projeto.



35 visualizações0 comentário
bottom of page