“Entre mim e mim, há vastidões bastantes para a navegação de meus desejos afligidos”
Quando escrevia, a poetisa Cecília Meirelles despejava em palavras todas as inquietações e belezas que existiam dentro de si. Os poemas, que passeiam por inúmeros temas, com o passar do tempo passaram a ser declamados e conhecidos por diversas pessoas, servindo como conforto e fonte de sabedoria para quem se entrega a leitura.
Dessa forma, selecionamos cinco livros de poesia escritos por mulheres que fizeram história na literatura mundial.
Em primeiro lugar, temos o livro Poesia Completa , que reúne todos os poemas lançados por Cecília Meireles.
O livro é dividido em dois volumes e resgata grandes obras da literatura nacional, como o poema Retrato, que leva o leitor a mergulhar em um mar de sensibilidade e reflexão sobre a sua identidade e como quer ser visto pelo mundo.
Em segundo lugar, Livro de Mágoas, escrito pela poetisa portuguesa Florbela Espanca.
Sendo o primeiro livro da autora, a obra é uma viagem para dentro da vida de Florbela, que em 32 sonetos homenageia o pai e o irmão, e reflete sobre suas mágoas e saudades.
Em terceiro lugar, uma das maiores escritoras nacionais, Hilda Hilst.
Em seu primeiro livro, a autora escreveu intensamente sobre a paixão, contemplando sensações inerentes ao sentimento, como a ansiedade pelo encontro, a entrega passional, a devoção mística e o temor a morte.
Nesta obra fascinante sobre o prazer de estar sozinha, a americana Emily Dickinson retrata em metáforas e ironias a solidão humana.
Com uma escrita que foge do padrão linguístico, o livro contém 45 poemas impactantes sobre o amor, a morte e angústia.
Por fim, mas não menos importante, um dos mais famosos livros da goiana Cora Coralina, que ingressou no mundo literário aos 76 anos.
A obra melancólica, que reflete sobre a condição do homem, discute diversos temas sociais, como o machismo, o coronelismo e a misoginia.
Fonte: Brasil Travel News
Comments