top of page

Com participação do Vez & Voz, Transpoeste tem palestra sobre ‘mulheres e as transformações econômicas’

Atualizado: 2 de abr.

Uma das programações da Transpoeste (Feira de Transportes e Negócios do Paraná) foi a palestra ‘Mulheres e as transformações econômicas e sociais’ que abordou as mudanças da mulher na sociedade e no mercado profissional.

Da esquerda para a direita: Gisele Verruch, Ana Jarrouge, Hivonete Pícoli, Roberta Caldas e Daiane Rosseto

Realizada no dia 20 de março, fizeram parte do painel de discussões Ana Jarrouge, idealizadora do movimento Vez & Voz e presidente executiva do SETCESP; Daiane Rosseto, coordenadora da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel); Roberta Caldas, presidente da Transpocred e Hivonete Pícoli, secretária de desenvolvimento de Cascavel/PR.

 

A mediação ficou por conta de Gisele Verruch, secretária executiva do Sintropar e vice-coordenadora do Vez & Voz. “É um grande orgulho estar aqui ao lado destas pessoas incríveis. Este é o primeiro painel de mulheres na feira”, disse.

 

Na sequência, Ana apresentou dados e análises sobre o atual cenário da mulher no país e no setor de transporte, o que deixou evidente um panorama de desigualdade de gênero.

“Eu não vou parar enquanto tivermos situações em que mulheres não são incluídas em reuniões que precisavam estar, em que não são contratadas para motorista, porque não têm experiência ou em que são vítimas de assédio, e nem ao menos têm espaço para denunciarem”, enfatizou.

 

Daiane, por sua vez, destacou a elaboração do livro ‘A voz da sonoridade’, cuja ideia nasceu no núcleo da mulher na ACIC e relata 23 histórias encorajadoras de mulheres empreendedoras.

 

Ainda falando sobre apoio, Roberta apontou o quanto o cooperativismo tem a ver com a mulher. “Existe um espaço muito grande para a mulher crescer profissionalmente, porém é necessária uma rede que dê suporte para que ela realmente consiga isso, nós da Transpocred estamos atentos a esta necessidade”.

 

Já Hivonete informou que um dos direcionamentos estratégicos da prefeitura em Cascavel é incentivar o empreendedorismo feminino em todos os setores, incluindo o de transportes.

 

Para finalizar Antônio Ruyz, presidente o Sintropar, que acompanhou as discussões, subiu ao palco para enaltecer a presença das mulheres no transporte de cargas. “Vocês estão cada vez mais ocupando seus espaços e estamos quebrando os paradigmas no setor”.

 

O Vez & Voz esteve com stande a convite do SINTROPAR (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística do Oeste do Paraná), durante toda a Transpoeste que durou de 20 a 22 de março — para apresentar suas as ações às transportadoras da região.

 

36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page