Como está a saúde mental das mulheres no trabalho?
- há 59 minutos
- 2 min de leitura
O encontro do Movimento Vez & Voz realizado no último dia 05 teve como tema a importância do bem-estar emocional das profissionais

Realizada com a participação de executivos e profissionais das transportadoras signatárias, a reunião online do Vez & Voz contou com a presença do psicólogo Micael Vital, especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano, que tem ampla experiência no meio organizacional.
Durante a apresentação, o psicólogo iniciou explicando o conceito de saúde mental, destacando que ela vai além da ausência de transtornos mentais e está relacionada à capacidade de lidar, de forma equilibrada, com as demandas da vida e as atividades do trabalho.
Em seguida, o especialista abordou como dinâmicas machistas e sexistas impactam diretamente as mulheres no ambiente corporativo, evidenciando a maneira como a violência simbólica e estrutural contribui para o adoecimento.
O palestrante ressaltou a importância da participação masculina no movimento pela equidade de gênero e apresentou uma contextualização histórica sobre a inserção das mulheres no mercado formal de trabalho. “Elas não chegaram a esse espaço deixando outras funções para trás, mas, em grande parte, acumulando responsabilidades”, afirmou.
Micael apontou também os principais fatores de risco psicossocial enfrentados pelas profissionais, como a sobrecarga emocional, a falta de reconhecimento e a comunicação desqualificada, enfatizando que a cultura organizacional pode naturalizar esses processos de adoecimento.
Ainda comentou a atualização da NR-1, que passou a incluir responsabilidades relacionadas aos riscos psicossociais, em razão do aumento dos afastamentos por questões de saúde mental.
O especialista orientou sobre o papel da liderança na construção de ambientes de trabalho mais saudáveis, recomendando a adoção de políticas claras de combate ao assédio e a valorização da escuta qualificada.
Na sequência, Gislaine Zorzin, vice-coordenadora do Movimento Vez & Voz, compartilhou a experiência de sua empresa na realização de encontros regulares exclusivos para mulheres, com o objetivo de criar espaços seguros de diálogo sobre temas sensíveis e estabelecer pontos de contato internos para acolhimento e orientação.
Sérgio Povoa, vice-coordenador do Movimento Vez & Voz, também contribuiu com o diálogo ao destacar que ainda existem situações em que mulheres são diminuídas ou desrespeitadas no ambiente de trabalho, reforçando a importância de que elas se posicionem. Ele ressaltou ainda o papel dos homens nesse processo, afirmando que no dia a dia, incentiva atitudes de respeito e a desconstrução de comportamentos inadequados.
Por fim, Tatiane Dias, da empresa Newelog, compartilhou que a empresa promove rodas de conversa com uma psicóloga, com sessões divididas entre mulheres e homens. “Essa abordagem favorece uma maior liberdade para o compartilhamento de experiências e situações pessoais relacionadas ao ambiente de trabalho. Além disso, em datas alusivas a campanhas de saúde, como o Setembro Amarelo, são realizadas palestras com todos os colaboradores”, contou.
Encerrando o encontro, Micael Vital agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância estratégica de manter colaboradoras satisfeitas para o fortalecimento da cultura organizacional das empresas.




Comentários