top of page

Itala Santos: O resultado sempre vem

Logo aos 13 anos, iniciei minha carreira profissional em uma loja de acessórios. Dali, já senti que tinha facilidade para trabalhar com pessoas. Depois ingressei em um estágio de administração na Polícia Rodoviária Federal, e depois consegui um trabalho temporário no Banco do Brasil, até receber uma proposta de uma vaga no SETCESP.

No trabalho, uma pausa para a foto

Foi em 2013 que ingressei no setor de transporte rodoviário de cargas, onde estou há 8 anos. Comecei a faculdade, após alguns meses da minha admissão no sindicato, e quando finalizei, tive a oportunidade de integrar a equipe de RH da entidade.


Hoje, veja só, sou responsável pela área, e me realizo nela. A cada dia, me sinto feliz por estar construindo uma carreira de amor pela minha profissão. Trabalhar com o que gostamos é uma rica oportunidade.


O SETCESP sem dúvida, tem uma importância gigante em minha história como mulher, profissional e pessoa. Ver a equipe feliz e motivada, me faz sentir que de alguma maneira eu colaborei para isso.


Não que esteja plenamente satisfeita, sempre há novas metas e um caminho a percorrer. Por exemplo, ainda tenho vontade de me especializar em psicologia organizacional. No meu trabalho, essa capacitação ajudará muito.


Digo que me sinto realizada, porque sei que não é fácil, e cada pedacinho dessa estrada que me possibilitou chegar até aqui, tem um punhado de suor e determinação. E, apesar dos obstáculos, eu não me permiti desistir, porque acredito que sem esforço não há vitória!


Os colegas de trabalho

Sou mãe de dois pequenos, então tenho uma rotina intensa. Costumo dizer que o dia a dia é uma “doce loucura” (rsrs). Mas é impressionante como nós conseguimos desempenhar tantos papéis. Acho que ser resiliente é o segredo!

A família reunida

Às vezes, o cansaço nos auto sabota, e nos faz duvidar sobre muitas coisas. Por isso, acredito ser importante ter um tempo para descansar quando preciso. Parar um pouco, não significa desistir.


O mundo evoluiu e as coisas ficaram melhores para nós mulheres. Hoje participamos do empoderamento feminino.


No setor já encontramos mulheres em cargos estratégicos, e muitas vezes, no comando das organizações. Claro, o caminho ainda é longo, e com certeza teremos que travar batalhas para quebrar certos paradigmas. O primeiro deles, é que todo o profissional, seja homem ou mulher, precisa ser reconhecido por sua competência e capacidade.

Mas acredito na determinação e na união de todas que lutam pela causa, e estamos no caminho certo.


Por fim, quero dizer que é um prazer fazer parte do setor de transportes, tenho muita gratidão por tudo o que tenho vivido. Sei que assim, como nos outros setores, também existem problemas. Por aqui, enfrentamos o aumento constante do diesel, vias danificadas (com buracos e sem sinalização) e o alto índice de roubo de cargas. Mas vamos vivendo um dia de cada vez!


Há muitos desafios, mas faça o seu melhor a todo instante. O resultado sempre vem na hora certa, e na mesma proporção do seu esforço. Acredite em você sempre!


Com o time do SETCESP na campanha Maio Amarelo

*Por Itala Santos – Analista de RH do SETCESP

80 visualizações0 comentário
bottom of page