top of page

Kelly Martins - Nunca estive na “zona de conforto”



Para iniciar quero fazer uma breve descrição de como cheguei até aqui em minha vida profissional. Meu primeiro emprego foi como vendedora em uma pequena loja de enfeites no shopping, na época eu tinha 16 anos. A experiência foi muito importante porque ali eu tive os meus primeiros desafios para bater metas de vendas e fidelizar clientes.


Depois, recebi uma proposta para trabalhar em uma grande loja de departamentos, iniciei como promotora de crédito, então fui promovida para assistente de crédito e cobrança e depois para um cargo de liderança ‘encarregada de escritório’, no qual minhas responsabilidades eram bem maiores. Eu cuidava de toda a área financeira e administrativa da loja, tinha uma equipe de 15 funcionários e a pressão era grande. Nesse meio tempo, iniciei minha primeira faculdade de Gestão de Marketing, foram tempos muito bons.



Quando iniciei minha segunda faculdade em Gestão de Recursos Humanos, foi aí que entrei no segmento de transportes. Comecei a trabalhar na área de RH da Translovato, uma empresa com mais de 40 anos no segmento rodoviário de cargas fracionadas. Aprendi muito naquele lugar. Logo que entrei, a minha líder, na época, era uma pessoa incrível, que não tinha medo de dividir tudo que sabia, estava sempre me ensinando coisas novas, corrigindo e orientando, contribuindo para o meu desenvolvimento profissional. Até hoje tenho muita gratidão a ela por tudo que me ensinou.


De lá vim para a West Cargo, líder no segmento de transporte rodoviário de cargas com expertise no ramo aduaneiro. O ano era 2009 e iniciei como encarregada de RH, após isso passei a assessorar a Presidência da empresa, e há 6 anos sou gerente executiva administrativa e responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Qualidade, Marketing, entre outras áreas coligadas.


Aqui na West Cargo meu primeiro líder imediato foi o Sr. Sérgio Ferolla, um gestor que se tornou um grande amigo, hoje aposentado, mas que permanece presente em minha vida, ele me preparou para desafios maiores. Sempre tive grande admiração pelos fundadores da empresa, Srs. Hélio J. Rosolen e Edgar C. Prestes, pessoas do bem, de caráter, com princípios e propósitos claros, que fazem diversas ações sociais, que sempre trabalharam muito para construir seu legado, os quais respeito e me inspiro todos os dias.


Nunca parei de estudar. Sempre tive consciência de que nunca saberei tudo, sempre há o que aprender e mais do que aprender é partilhar do seu conhecimento com os outros. Busco sempre dividir com a minha equipe tudo o que sei e tudo o que aprendo. Assim como recebi acolhimento e aprendizado na minha carreira, partilho do que me ensinaram e busco fazer a diferença na vida daqueles que convivem comigo.


Recentemente, concluí meu MBA em Gestão Empresarial pela FGV São Paulo, foi uma experiência incrível aprender com professores experientes e fazer amigos que se tornaram pessoas especiais que carrego em meu coração.


Eu nunca estive na “zona de conforto”, sempre gostei de desafios e atuar no segmento de transporte, é exatamente isso, uma mudança constante.

Sei que há muitas dificuldades no nosso segmento, é verdade alterações constantes na legislação, os altos índices de impostos a serem pagos, alto custo com seguro de carga, alta do diesel e dos pedágios, e repassar esse custo final ao nosso cliente é um grande desafio.


Já tive dias em que voltei para casa chorando por me ver diante de situações em que não enxergava solução, mas nunca pensei em desistir, muito pelo contrário, no dia seguinte eu levantava mais forte disposta a enfrentar as adversidades. “Mais firme fica o prego a cada martelada.”

É claro que ao longo da minha carreira já fui intimidada, a ponto de me sentir ameaçada diversas vezes, porque pessoas que são inseguras gostam de intimidar o outro para esconder suas próprias fraquezas. Quando comecei a entender isso, enfrentar essas situações ficou muito mais fácil.


Só que hoje cada dia, me realizo sabendo o meu valor dentro da organização, visto a camisa com orgulho de pertencer a uma empresa séria, que atua de forma responsável e com crescimento consistente. Aqui aprendo com meus erros, mas também tenho espaço para me desenvolver. Me sinto realizada porque sei que confiam no meu trabalho, tenho uma equipe incrível com quem posso contar.


Da minha vida pessoal posso compartilhar com vocês que sempre soube que queria ser mãe, era um sonho para mim. Hoje sou casada, tenho um casal de filhos de 9 e 6 anos que estão numa fase que exige muita atenção e paciência, mas posso dizer que são os melhores presentes que Deus me deu.



Confesso que nem tudo são flores, alguns dias são difíceis como por exemplo, quando minha filha, que é a caçula, me pede para ficar em casa com ela ao invés de ir trabalhar. Então eu converso com ela e a faço entender que trabalhar é preciso, mas que voltarei para casa no final do dia, e quando volto procuro proporcionar momentos de qualidade com eles. Enquanto estou no trabalho penso neles, e busco fazer o meu melhor, me dedico, me entrego, porque é daqui que vem o sustento para minha família. E mesmo em tempos difíceis, como está sendo enfrentar a pandemia, graças a Deus nada nos faltou.


Eu acredito que, assim como os homens, as mulheres devem conquistar seu espaço por meritocracia, não por imposição da sociedade. O TRC é um segmento muito masculino, mas vejo que as mulheres dia após dia, estão cada vez mais conquistando seu espaço com respeito e dignidade.


Acredito que, de um modo geral, as barreiras de preconceito devem ser quebradas, os profissionais devem ser enxergados nas organizações por suas capacidades, competências e habilidades e os resultados devem ser claramente definidos e demonstrados.


Ainda tenho muitos sonhos que quero realizar. Coloco metas para mim de médio e longo prazo para que de forma estruturada eu consiga alcançá-las. Me sinto realizada hoje porque sei que confiam no meu trabalho.


* por Kelly Martins - Gerente Administrativa na West Cargo



332 visualizações1 comentário
bottom of page