Tânia Guimarães - Trabalhar é uma oportunidade de aprender todos os dias

Desde minha adolescência meus estudos sempre foram direcionados para área administrativa. Comecei aos 14 anos, em 1981, a trabalhar no escritório de uma transportadora.

Depois, em 1989, fui trabalhar na NTC&Logística. Cinco anos mais tarde, ingressei na FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo, onde estou até os dias de hoje.

Em seu início de carreira

Portanto, são 40 anos acompanhando de perto os assuntos do transporte rodoviário de cargas.E, apesar de não trabalhar diretamente numa empresa de transportes, e sim numa entidade que as representa, minha área de atuação sempre foi administrativa e financeira. Setores que se fazem presente em todas as atividades empresariais.

Gosto muito de tudo o que faço no cargo que exerço. Aqui é sempre dinâmico. Todos os dias são novos desafios, exigindo muita dedicação e trabalho em equipe.

Minha grande satisfação é ter o respeito dos diretores da entidade. O maior reconhecimento foi receber a “Medalha Mérito do TRC Paulista Adalberto Panzan”, no ano de 2015.

Homenageada com a Medalha Mérito do TRC Paulista

Por essa experiência, posso dizer que as melhores estratégias para construir um ambiente profissional agradável é uma boa convivência. Ouvir o que o outro tem para falar é fundamental. Toda forma de conhecimento é bem-vinda para um futuro promissor.

Sinto-me satisfeita com minha vida profissional. Trabalhar é uma oportunidade de aprender todos os dias.

Ser mãe e ser profissional não é fácil, ainda mais, quando se tem filhos pequenos, mas a ajuda da família é muito importante, sobretudo, quando sua função requer muitas responsabilidades.

Sempre tive todo o apoio necessário para manter o equilíbrio.Considero-me uma boa esposa, mãe e profissional dedicada no que faço.Procuro ser organizada, tanto nos afazeres da minha casa, quanto no meu trabalho e assim, sigo o meu dia com tranqüilidade.

É preciso olhar com mais respeito às mulheres no mercado de trabalho. Algumas empresas, além de pagarem a elas menos que os homens, descartam a contratação pelo simples fato de sermos mães, enquanto o homem pode ter quantos filhos quiserem, que isso jamais o impedirá de ser contratado. Lamentavelmente, isso ainda acontece.

De todas essas questões, acho que a igualdade salarial entre homens e mulheres é um dos temas que mais precisa avançar.Entretanto, apesar das adversidades, as mulheres estão cada vez mais, tendo a oportunidade de assumirem cargos importantes. Nós somos competentes e qualificadas para isso.

Ao longo dos anos, o movimento feminista com certa notoriedade evidencia o papel da mulher na sociedade, tanto na vida pessoal quanto na profissional. Em várias organizações estamos observando uma crescente participação da mulher em praticamente todos os postos de trabalho.

E todas as profissionais, especialmente, aquelas que ocupam um cargo de liderança, não podem ter receio de expor as suas ideias e opiniões. Nós mulheres não devemos nos intimidar. Qualquer tentativa de intimidação deve ser usada como inspiração, para irmos além.

Avalio que é importante que o assunto seja abordado e debatido também de forma setorial, com as particularidades que o nosso segmento possui. Temos muito para conquistar no transporte rodoviário de cargas!

Ela e a equipe de assessores da FETCESP

*Por Tânia Aparecida Guimarães - Assessora da Diretoria da FETCESP


432 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo