top of page

Tassi Transportes leva Rota para o Futuro aos jovens de ensino médio

Com Matriz situada no Sul de Minas Gerais, na cidade de Poços de Caldas e bases operacionais alocadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia, o Grupo Tassi é uma empresa de 54 anos, familiar que surgiu da iniciativa de dois irmãos, Jair Tassi e Alfredo Tassi, dedicada ao transporte de produtos químicos, petroquímicos, minério, isotanque, florestal, atuando em todo território nacional e Mercosul. Para isto possui as principais certificações como: SASSMAQ, ISO 9001:2015 e ESCOVADS.

A empresa está comprometida em cumprir a Agenda ESG, gerindo os processos com inovação, responsabilidade social e segurança, pois acredita que através deles é possível atingir a satisfação de seus clientes, colaboradores e comunidade.

Pensando nisso, o Grupo Tassi olha não só suas necessidades internas, mas também se preocupa com o seu entorno e o impacto que suas ações têm na comunidade. E o que se tem visto é a falta da mão de obra de motorista, que é a peça-chave no transporte, e que precisa ser valorizado tanto internamente nas empresas, como por toda sociedade.

Tendo isto em vista, qual seria o papel do Grupo Tassi neste contexto? O que fazer diante da escassez dessa mão de obra?

A partir destes questionamentos o Grupo Tassi criou o Programa “Rota para o Futuro” que busca incentivar os jovens a olhar para a profissão de "motorista" como uma possibilidade de atuação profissional e oportunidade de suprir as necessidades pessoais e da família. Isso é feito por meio de visitas às escolas públicas, com apoio da Secretaria do Trabalho de Guarulhos e CIET Guarulhos, priorizando atingir os estudantes do Ensino Médio, pois estes estão em fase da escolha da profissão e de obter a primeira habilitação para dirigir.

Nas visitas às escolas conta-se com a presença de um motorista do Grupo Tassi e de outros motoristas (homens e mulheres) de nossos parceiros, os Movimentos “A Voz Delas” (da Mercedes-Benz) e “Vez e Voz” (do SETCESP). Os motoristas e as motoristas contam sobre sua experiência nas estradas, as dificuldades que encontram, os desafios das profissões e as conquistas que tiveram trabalhando no transporte. Os Movimentos A Voz Delas e Vez e Voz trabalham com a importância da mulher como motorista e esposa de motoristas (A Voz Delas), e a importância da mulher no setor do transporte em geral (Vez e Voz). Eles levam uma reflexão sobre a inclusão, diversidade e respeito às pessoas em geral e participam também com sorteio de brindes e cursos aos estudantes.

Uma das ações importantes após as trocas com os motoristas é a avaliação para orientação profissional, que o Grupo Tassi oferece aos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio como forma de mostrar aos jovens suas áreas de aptidão e possibilitar a eles visualizarem onde podem seguir carreira.

“Foi uma experiência única, poder ver os olhos dos jovens brilharem diante de uma possibilidade que antes não conheciam, ou que não era valorizada. Muito se fala em cursos de ensino superior, especializações e saber que podem atuar em uma profissão que não exige o curso superior, mas que remunera igual ou até melhor, pode abrir os horizontes desses jovens. Além é claro de trazer para nós uma oportunidade de ter mais mão de obra no mercado, que ultimamente está escassa” comenta Raquel Rodrigues Silva, Coordenadora de Gente e Gestão do Grupo Tassi.


Fonte: Grupo Tassi

107 visualizações0 comentário
bottom of page