Vez & Voz completa 5 anos celebrando as rotas que moldaram sua história
- Vez & Voz
- 22 de out.
- 3 min de leitura
A presença feminina no transporte de cargas já não é exceção: é transformação

De motoristas a gestoras, de operadoras e auxiliares de logística a empresárias. As mulheres estão conquistando espaço no transporte e redefinindo o que significa mover o Brasil sobre rodas.
Grande parte dessa mudança começou em agosto de 2020, com uma pesquisa conduzida pelo IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Cargas, a pedido do SETCESP, para compreender o perfil e as principais dores das profissionais do setor. O estudo foi o ponto de partida para o nascimento do movimento Vez & Voz – Mulheres no TRC, lançado em 14 de outubro daquele mesmo ano, idealizado pela presidente executiva do SETCESP, Ana Jarrouge.
O movimento foi apresentado oficialmente durante uma live em plena pandemia, quando reuniões aconteciam apenas no ambiente virtual.
“O Vez & Voz nasceu para valorizar as mulheres que trabalham no setor e para que elas encontrem aliados. Conversei com a Camila Florencio, gerente de comunicação do SETCESP, que desenhou todo o projeto. Na época, o presidente do Conselho Superior do SETCESP era o Tayguara Helou, que foi um entusiasta da iniciativa e grande apoiador”, relembra Jarrouge.
Em 2021, o movimento lançou um Manifesto Público em prol da igualdade de gênero e deu início às parcerias com empresas e entidades. Mesmo sem encontros presenciais, promoveu uma série de lives com diversos temas, alcançando mais de 4.500 pessoas.
Com o avanço da vacinação e o controle da pandemia, em março de 2022 foi realizado o 1º Encontro Vez & Voz, que colocou o protagonismo feminino no TRC sob os holofotes. No mesmo ano, foi criada a Comissão Técnica do movimento dentro do SETCESP e elaborado o Guia de Boas Práticas para promover ambientes mais inclusivos.
“Começamos no meio da pandemia, fazendo tudo online. Hoje, estamos aqui, juntas, colhendo os frutos do que plantamos. Fizemos muitas entregas para apoiar e incentivar as empresas a serem mais diversas”, destacou a idealizadora do movimento.
O Vez & Voz também marcou presença nas duas últimas edições da Fenatran, com estande e espaço de fala na arena de conteúdo, além de ter sido um dos realizadores do 1º Fórum de Mulheres no Transporte e Logística.
Em 2023, o movimento promoveu o 2º Encontro, com o tema ‘Conhecer para Transformar’. A partir de uma pesquisa com empresas, foi divulgado o Índice de Equidade, que avalia o estágio das organizações em ações de promoção da igualdade de gênero.
No mesmo ano, o Vez & Voz esteve presente na Brasil Log, em Jundiaí (SP), e na Transposul, em Porto Alegre (RS). Também lançou um e-book sobre o combate ao assédio, resultado de um grupo de trabalho coletivo.
No ano seguinte, o 3º Encontro, realizado em março, trouxe o tema ‘Coragem para Crescer’. O evento incluiu um workshop para lideranças do setor e premiou as empresas com as melhores iniciativas em equidade de gênero. Ainda em 2024, o movimento realizou nova pesquisa com profissionais e participou da Transpoeste, em Cascavel (PR).
Já neste ano, o 4º Encontro Vez & Voz convidou as mulheres do setor a irem ‘Além dos seus sonhos’, com mais um workshop para lideranças e a entrega do 2º Prêmio Vez & Voz.
Ao longo de cinco anos, o movimento já contou a história de 82 mulheres inspiradoras, reuniu 5.858 seguidores nas redes sociais, realizou 36 reuniões da comissão e participou de 25 eventos com parceiros do setor. Hoje, soma 111 empresas e entidades signatárias, de vários estados do Brasil.
Para celebrar esse percurso, as participantes mais ativas foram convidadas para uma oficina de aromaterapia no Espaço doTerra, em São Paulo, no dia 16 de outubro, marcando a comemoração dos cinco anos do movimento.
“Meu muito obrigada a todas as empresas e organizações que estão aqui com a gente. É um trabalho feito a muitas mãos. Aproveitem a tarde e todas as experiências sensoriais que serão realizadas aqui, porque este é o momento de celebrarmos tudo o que conquistamos até aqui”, disse Florencio, em tom de gratidão.




Comentários