top of page

Beatriz Souza: “Sem algum rótulo pré-estipulado”


Arquivo pessoal

Desde criança tinha a curiosidade de compreender aquele universo que envolvia meus pais. Me lembro que na infância, as vezes que pude acompanhá-los no trabalho, eram dias muito felizes.

Nem por isso, me imaginava atuando no setor, mas lá se vão 10 anos, que completei agora, trabalhando no transporte rodoviário de cargas.

Iniciei separando canhotos, depois auxiliei nos acompanhamentos de entregas e a cuidar da carteira dos clientes. Tive a oportunidade de aprender sobre faturamento e cobrança, em seguida, a atuar no financeiro e a fazer a análise contábil. Após isso, fui para a área jurídica.

E assim, naturalmente fui tomando algumas responsabilidades na administração, que me fizeram ser quem eu sou, responsável pela administração Financeira, RH, Contabilidade e Jurídico da transportadora Dia e Noite.

Estou em uma fase interessante da minha vida, gestando meu primeiro filho. Posso dizer que me encontro em um tempo de novas descobertas e com mais clareza do que desejo. Me organizo diariamente como mulher, profissional, esposa e filha.


Arquivo pessoal

Com o passar do tempo vamos aprendendo a aproveitar o momento que estamos vivendo. Então, quando estou no trabalho busco atingir as metas a mim impostas, e não levar mais essas atividades para casa, ou para uma roda familiar, deixando as tarefas da empresa na empresa.

Hoje pondero no dia a dia as prioridades que meu trabalho exige. Busco ter uma liderança participativa, dando voz a minha equipe, levando oportunidade para que as pessoas conquistem seu espaço, assim como eu conquistei o meu.

É uma alegria poder compartilhar com meus colegas de equipe, um pouco da minha experiência, instruí-los, almejando assim, que as pessoas evoluam e cresçam profissionalmente.

Há muito tempo, já não é válido guardar o que sabe somente para si, então para mim é sempre prazeroso ensinar e aprender.

Conheci também há alguns anos a Comjovem (Comissão de Jovens Empresários), onde constantemente trocamos experiências sobre os desafios em nossas empresas, a fim de nos desenvolver como bons profissionais executivos, diretores e sucessores dos empresários atuantes na organização. E recentemente, tive a honra de ser convidada a ocupar a vice-coordenação da Comjovem no núcleo São Paulo.

Tenho orgulho em dizer que tudo que construí em minha carreira, não foi dado por ninguém. Poucas vezes, me chamaram para ensinar algo, na maioria das oportunidades, era eu quem perguntava, corria atrás da informação. Acho que é por isso que valorizo tanto o conhecimento.

O dinamismo do dia a dia do transporte me desafia a produzir novos resultados.

Espero que toda a administração que tenho construído ao longo desses anos, possa gerar bons frutos para a Dia e Noite, e que um dia minha história possa ser referência para outras mulheres, pois não é fácil conquistar seu espaço, respeito, sua identidade sem algum rótulo pré-estipulado a você.

Acredito que tanto em nosso país, quanto no setor de transporte rodoviário de cargas, a equidade de gênero no campo profissional é classificada por estereótipos, as pessoas ainda permanecerem com pensamento de que homem veste azul e mulher veste rosa.


Premiação da Comjovem SP em 2021 | Arquivo pessoal

A equiparação salarial entre homens e mulheres só será uma realidade quando nossa sociedade vislumbrar que não são apenas os homens os provedores de suas casas, as mulheres também ocupam essa posição.

Por essa razão considero importante o movimento feminista: para firmar nossa voz e nosso espaço. Não apenas por sermos mulheres, mas sim, por nossas competências, habilidades e persistência.

Gostaria de agradecer o Vez & Voz pelo espaço cedido para contar um pouquinho da minha história, assim como ler histórias inspiradoras, que me preenchem ao ver tantas mulheres ocupando seus espaços com muito trabalho desenvolvido com maestria.

Com um grão plantado por vez, podemos disseminar confiança e perseverança de que podemos estar onde quisermos. Contem comigo para construir essa linda jornada.


Por Beatriz Souza - Gerente Administrativa na Transporte e Logística Dia e Noite


119 visualizações0 comentário
bottom of page