Eu apoio o Movimento pela Igualdade no Trabalho
- Vez & Voz
- há 4 dias
- 2 min de leitura
CARTA ABERTA À POPULAÇÃO BRASILEIRA

EU APOIO O MOVIMENTO PELA IGUALDADE NO TRABALHO
Vivemos em uma nova configuração social onde as mulheres representam 51,1% da população brasileira, 44% da força de trabalho e são responsáveis pela maioria dos lares (51,7%). No entanto, apesar de serem mais escolarizadas que os homens, as mulheres ganham 20,9% a menos, de acordo com o 3° Relatório de Transparência Salarial, que traz dados de empresas com 100 ou mais funcionários(as). Em relação às mulheres negras, a disparidade é ainda mais grave: chega a 50,3%. Imagine o quanto o país não ganharia se investisse na promoção da igualdade entre mulheres e homens no trabalho?
Considerando este cenário, reconhecemos que um verdadeiro compromisso com a sociedade brasileira inclui necessariamente apoiar e agir para que as mulheres sejam tratadas com igualdade em todas as esferas de suas vidas.
Queremos ter orgulho do nosso país não apenas por suas conquistas no esporte, cultura, educação ou ciência, mas na liderança mundial pela defesa da democracia, pela promoção de justiça social e pelo exemplo na superação das desigualdades.
Sabemos que é possível alcançar essa mudança. Para isso, é fundamental garantir a igualdade de oportunidade entre mulheres e homens. Segundo um estudo do Banco Mundial, se as mulheres tivessem as mesmas oportunidades que os homens no mercado de trabalho, o Produto Interno Bruto (PIB) global poderia crescer mais de 20%. Na mesma linha, um outro estudo da Organização Internacional do Trabalho demonstra que o Brasil poderia expandir a economia em 382 bilhões de reais se implementasse políticas moderadas de igualdade de gênero. Esse valor seria duplicado com igualdade plena!
Conscientes da importância dessa causa, nos comprometemos a adotar as melhores práticas para garantir que a igualdade salarial seja uma realidade dentro da nossa organização. Acreditamos que este movimento é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, em que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades de crescimento, independentemente do gênero.
Reconhecemos que é urgente e necessário valorizar as mulheres brasileiras, combater a persistente violência em todas as suas manifestações, ouvir suas necessidades e lutar para garantir que elas tenham oportunidades iguais na política, no mercado de trabalho, em posições de liderança e nos espaços mais relevantes da nossa sociedade.
A Organização das Nações Unidas estima que serão necessários 300 anos para o mundo atingir a igualdade de gênero. Não podemos esperar mais três séculos!
Por isso, apoiamos o Movimento pela Igualdade no Trabalho.
Fonte: Gov.brㅤ
Comments