O autocuidado além do toque: saúde da mulher e práticas naturais de autocuidado
- Vez & Voz
- há 2 dias
- 2 min de leitura
O encontro de outubro do movimento Vez & Voz abordou a importância do autocuidado feminino no ambiente de trabalho e o incentivo ao autoconhecimento.

Realizada com as transportadoras signatárias, a reunião teve como tema central os desafios estruturais que as mulheres enfrentam no ambiente corporativo, incluindo a pressão de equilibrar a vida profissional e pessoal. A pauta foi conduzida por Tatiane Bomtempo, naturopata integrativa e especialista em saúde da mulher, que compartilhou exemplos práticos de como respeitar o próprio ritmo natural pode gerar resultados positivos também no trabalho.
Tatiane iniciou sua apresentação destacando que “Quem conduz muitas rotas, precisa, às vezes, lembrar de estacionar um pouco. ” Segundo ela, ainda existe um estigma de que as mulheres devem dar conta do trabalho, da casa e dos filhos e, quando isso não acontece, surge o sentimento de culpa. A proposta do bate-papo foi justamente fazer um convite: é possível e necessário parar para cuidar de si, uma vez que, a pausa não é o fim do caminho, e sim o ponto de abastecimento da jornada.
A naturopata trouxe a ideia de que o autocuidado pode ser uma ferramenta estratégica de expansão, ou seja, dedicar-se a si mesma também é uma forma de se destacar no ambiente profissional. Ela apresentou os três pilares do autocuidado feminino: corpo, que envolve movimento, pausa, nutrição e sono; mente, que abrange limites, clareza e descanso mental; e essência, que se conecta aos valores, propósito, prazer e pertencimento. E reforçou: “Quando estamos bem, tomamos decisões melhores”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o autocuidado como um dos pilares da saúde mental e emocional. De acordo com a palestrante, cuidar é prevenir e, por meio da auto-observação, é possível perceber as mudanças físicas e emocionais ao longo do tempo. Ela destacou que cuidar de si não é um ato de egoísmo, mas sim de amor coletivo, pois quando uma mulher está bem, ela inspira e fortalece as pessoas ao seu redor.
Além dos cuidados na rotina, Tatiane Bomtempo apresentou o uso dos óleos essenciais como aliados no ambiente corporativo, contribuindo para o bem-estar e a produtividade. A coordenadora do movimento Vez & Voz, Camila Florencio, reforçou a ideia, sugerindo o uso dos óleos em difusores especialmente em salas de descompressão ou durante reuniões de equipe como uma forma natural de transformar o clima e promover momentos de leveza.
A reunião também contou com a participação de Elisabete Guerino, coordenadora administrativa da Fundação Memória do Transporte (FUMTRAN), que apresentou a iniciativa de coletar acervos históricos das empresas para o museu virtual da instituição. Ela explicou a importância de reunir documentos e materiais históricos com os devidos créditos e convidou as empresas a entrarem em contato para conhecer mais sobre o projeto e os serviços disponíveis no site da fundação.
Além disso, Célia Soares, da Vega Seguros, empresa incentivadora do movimento Vez & Voz, apresentou as oportunidades de seguro de vida e saúde oferecidas pela companhia.






Comentários