top of page

Betina Kopper: “Mulheres unidas por um TRC mais feminino!”

Eu trabalho com transporte rodoviário de cargas desde os meus 14 anos. Entretanto, posso dizer que os caminhões fazem parte da minha vida a contar do meu nascimento, pois sou filha, sobrinha e neta de caminhoneiros.

Acervo pessoal

Iniciei na empresa da família fazendo a separação e arquivamento de comprovantes de entregas, depois passei a ser telefonista e a realizar a emissão de conhecimentos e manifestos de viagens.

Mais tarde, comecei a fazer os acertos de viagens, conferências no carregamento de caminhões, atendimento aos clientes e a gestão comercial.

Ou seja, percorri vários setores da empresa. Aprendendo e entendendo cada detalhe, por fim, assumi a gestão administrativa da OTL — Olinda Transportes e Logística.

Mesmo tendo ingressado na faculdade de Direito com o objetivo de fazer concurso para magistratura, o sangue do transporte acabou falando mais alto. Ao encerrar a graduação, me voltei totalmente para administração da empresa, até porque nossa empresa crescia vertiginosamente.

Através das estradas, além de mercadorias, nós transportamos também sonhos, oportunidades e superações. Junto com tudo isso, sempre vem a saudade da família por parte dos nossos profissionais motoristas, que fazem o trabalho final acontecer.

Até por isso, uma das maiores dificuldades no dia a dia de uma transportadora é a falta de motoristas, pois para muitos a distância se torna um desafio. O longo período nas estradas traz às vezes o sentimento de solidão.

Já pessoalmente, o meu maior desafio é conciliar as tarefas diárias pessoais com as da empresa. Mesmo tendo aprendido a gerir de uma forma mais firme ao longo dos anos, obviamente, as vezes não é fácil, e acabamos tendo nossos altos e baixos.

Acervo pessoal

Graças a Deus nunca me senti intimidada nestes 25 anos de transporte, todos sempre me respeitaram e são muito receptivos. Claro que, não podemos esquecer que divergências acontecem e temos que saber superar com muita resiliência.

O que faz a diferença é o apoio de quem nos ama. Isso deixa as coisas ficarem bem mais tranquilas e ajuda a segurar toda a sobrecarga.

Apesar de toda essa correria e as muitas responsabilidades, posso dizer que sou realizada profissionalmente, e não consigo me ver fora do setor, principalmente pelo fato de levar o legado da minha família para as próximas gerações, seguindo os passos do meu pai e avô.

Acervo pessoal

Quero seguir com a empresa, e ser a pessoa a tornar a OTL mais forte e com raízes firmes. As mulheres ao longo dos anos, foram conquistando sua Vez no mercado de trabalho e expondo sua Voz, inclusive, em cargos de gestão.

Esse caminho construído lá atrás me permitiu ter a oportunidade de demonstrar como gestora, que as mulheres podem fazer uma ótima administração.

Por essa razão, é importante nunca desistir dos seus sonhos, porque somente você tem o poder de torná-los realidade. Dedique-se com todo o coração e acredite que tudo vai dar certo!

Mulheres unidas por um TRC mais feminino!

Por Betina Kopper diretora administrativa ne OTL Transportes e Logística e diretora do SETCERGS Siga a Betina no Linkedin e Instagram: @betinakopper

www.linkedin.com/in/betina-kopper-86052a34/

111 visualizações6 comentários
bottom of page